quinta-feira, 21 de julho de 2016

A construção e as transformações do Panteão de Roma

O Panteão localizado na Piazza della Rotonda em Roma na Itália é um dos mais impressionantes templos do antigo Império Romano, construído originalmente para adoração de todos os deuses cultuados pelos romanos, hoje é oficialmente uma igreja católica desde o século VII, sendo chamado de  Santa Maria ad Martyres (Santa Maria e os Mártires), porem sua construção e reformas são ainda um tema de discussão entre os arqueólogos, sua história não é muito clara, restando algumas lacunas a serem preenchidas.

Frente do Panteão hoje, fonte: casablanca.tur.br
A primeira coisa a se notar quando está de frente ao Panteão são suas 20 altas colunas de granito no estilo coríntio sustentando um frontão com a seguinte inscrição:
M.AGRIPPA.L.F.COS.TERTIVM.FECIT (Marcus Agrippa Lucii Filius consul tertium fecit) em tradução livre; Marcus agrippa filho de Lúcio fez este edifício quando cônsul pela terceira vez.  Seguida de uma porta de Bronze que levam para o interior do templo.

Seu interior é complexo e cheio de elementos cristãos que foram adicionados com o tempo,
como por exemplo os altares encomendados pelo Papa Clemente XI, obras como a Adoração dos Pastores e a Adoração dos Magos de Francesco Cozza e esculturas como Santa Ana e Virgem de Il Lorezone, para citar alguns. Assim como túmulos de pessoas  importantes como o Rei Vitor Emanuel II e os Restos mortais do artista Rafael Sanzio. Além dos mosaicos no chão em formas de círculos e quadrados, formas muito apreciadas pelo